domingo, 11 de setembro de 2011

Para que se comemorar a Independência do Brasil?


        No dia 7 de setembro de 1822 Dom Pedro I, montado em seu cavalo vai até as margens do rio Ipiranga e grita num tom extremamente entusiasmado:
— Independência ou Morte! Exclama o imperador. Um ato digno de um herói ou não?

       Esse ato ficou marcado na história como a Independência do Brasil. Só para nos situarmos, no tempo, em 1500 o Brasil foi descoberto por portugueses e dali em diante o país, passou a ser uma das colônias de Portugal. 322 anos depois um Imperador português, “meio rebelde” digamos ,tem coragem de dizer uma barbaridade dessas, que o Brasil uma colônia de Portugal se tornaria Independente, se um soberano português continuaria no cargo comando o Brasil.

       A independência do Brasil é tão falsa quanta a abolição da escravatura, assinada em 1888 pela princesa Isabel. Com a abolição foram assinadas a Lei do Ventre Livre e a Lei do Sexagenário. Agora pensem um pouco comigo, como um homem escravo, agüentaria viver 60 anos para se tornar livre? Não de jeito nenhum, nunca um ser humano iria conseguir viver 60 anos vivendo em condições extremante precárias, trabalhando exaustivamente, se alimentando mal, morando em péssimas condições e ainda apanhando “feito bicho”.

      Agora vem o pior, o dia 7 de setembro é feriado nacional, uma farsa que conseguiu ser digna de um feriado, uma ocasião que tem a mobilização do país, tem desfile cívico, onde se saem às ruas da capital, os dragões da Independência, nos ares a Força Área Brasileira faz uma bela apresentação com as cores da pátria. Demonstrando o patriotismo, mas a pergunta que paira no ar. Para que comemorar a Independência do Brasil?Ela existiu?Hoje o Brasil é Independente?


Pintura de Pedro Américo de 1888, com o título: Independência ou Morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário