quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A Cavalaria Medieval

   Um grupo de combatentes fortes e armados destinados a dar a sua própria vida em nome da Igreja, os heróis dos romances que iriam resgatar a princesa em seu cavalo branco, vilões, homens corajosos. Fique sabendo aqui como começou e como foi o fim da cavalaria medieval. E a influência que estes cavaleiros deixaram,que até hoje estão presentes.
                                              Representação de um cavaleiro.

    Durante o século X houve uma divisão da sociedade em três níveis, os oradores (clero), combatentes (nobres) e os trabalhadores (servos) estes foram considerados os três pilares do mundo cristão.
   Convivendo em uma chamada “anarquia feudal” e criada uma ética feita de coragem, fidelidade em prol do afeto do príncipe que era considerado o chefe do grupo. Neste momento a Europa estava sendo devastada, devido a ataques dos vikings, magiares e sarracenos, então era necessária a criação desta ética.
   O valor do combatente a cavalo cresceu rapidamente, diferenciando o nível dos combatentes armados e desarmados. Em seu começo acavalaria cometia atos brutescos contra a população indefesa.
    Com o apoio da igreja, monta-se uma cavalaria mais cristã, ou seja, elas passam a trabalhar para defender a igreja. Eles passam a proteger a igreja dando sua vida em prol da “salvação divina”.
    Estes guerreiros passam a usar sua espada e as suas armas em prol do sacerdócio, suas armas passar a receber a benção da Igreja e após este ritual eles passam a se chamar Cavaleiros. Os cavaleiros geralmente eram nobres, apesar de não serem ricos, pois toda sua riqueza era usada para a guerra. Havia também um grupo de cavaleiros que obedeciam a um senhor, e recebiam em troca a moradia e uma “espécie” de salário usado para aquisição de novas armas.
   A principal missão dos cavaleiros era proteger a igreja de povos pagãos e dos muçulmanos, que eram chamados de “infiéis”. Então estes cavaleiros travaram árduas batalhas em uma guerra contra os muçulmanos, que estavam no auge de conquistas territoriais e pregando as palavras do profeta Maomé.
   Estas constantes batalhas ficaram conhecidas como as Cruzadas, luta em nome da Cruz, ou seja, em nome de Deus. A cavalaria medieval chegou ao seu fim com o aprimoramento de novas armas que agora contavam também com o uso de canhões.
  Porem a cavalaria não morreu, ela sobreviveu ao imaginário das pessoas e influenciou meios. Na Idade Moderna os camponeses aprendiam a escrever e a ler, com livros baseados em romances da cavalaria. Vários contos de fadas ganham destaque e influência da cavalaria, a própria Walt Disney produziu vários personagens baseados na cavalaria. Hitler e Himmler durante a Segunda Guerra Mundial se basearam na força e na coragem, o jeito de lutar, no treinamento com os soldados nazistas. Ainda a cavalaria serve até hoje como comerciais de propaganda e nos games.
  Até hoje a cavalaria representa grande influência e um dos símbolos presentes no imaginário das pessoas, agora quando você ver uma propaganda ,ler um conto de fadas,ver um filme ,você realmente vai saber quem foram os cavaleiros medievais.
                                Eles lutavam constantemente para acabar com pagãos e os infiéis. 

 

Um comentário:

  1. haaaaaaaaaaaaaa, fez seu trabalho de medieval I, direitinho. hsauhsuashuash

    ResponderExcluir