terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Uma breve história da educação no Brasil

  A educação sempre foi um fator que ao longo dos séculos foi responsável por transformar as pessoas, e elevar os níveis dentro de uma determinada sociedade. Porem o Brasil esteve atrasado em 300 anos em relação ao Velho Mundo, e até hoje tentar recuperar o tempo perdido.
   Atualmente a sociedade brasileira abriu os olhos e começou a enxergar o valor da educação, descobrindo a sua real importância, o papel da educação para o progresso. O Brasil foi descoberto em 1500 por portugueses porem a sua primeira Constituição surgiu depois de longos trezentos anos de regime Colonial, teve seu fim em 1822 com a Independência, e essa Constituição veio a gerar outra sete décadas depois, que mudou graças a Proclamação da República em 1889.
 Alias a educação esteve presente em nosso país porem os únicos beneficiados foram às classes mais favorecidas. Com a Revolução de 30 o gaúcho Getúlio Vargas assumiu o poder e criou o Ministério da Educação, porem essa educação só visou o mercado de trabalho, Getúlio criou o SENAI e o SENAC, ambas as escolas especiais em educação voltada ao trabalho.
  Um grupo de educadores em 1932 se reuniu e através de longa discussão lançou o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, que trouxe melhoras significativas, como: inclusão de ambos os sexos, crenças e religiões. O atraso estava indo embora, o progresso começava a ser visto e o Brasil se firmou uma sociedade capitalista.
 Houve uma reformulação na escola foram implantadas disciplinas de pedagogia, filosofia e outras ciências. Depois de 1891 vieram mais três novas Constituições, o país acelerava quando novamente foi interrompido  e adormeceu por mais 24 anos, quando em 64 o ocorreu o Golpe Militar. Em 1988 no período pós-ditadura é elaborada uma nova Constituição que vigora até hoje.
  Muito se passou de 1932 até 1988 e os frutos daquele Manifesto hoje refletem e se fazem presentes. Esses pioneiros queriam que fosse criada uma escola de nível superior, que hoje com programas criados durante a gestão do Governo Lula foram criados, PROUNI, FIES, enfim Luís Inácio Lula da Silva o metalúrgico analfabeto foi o presidente que mais investiu na educação.
   Pode-se dizer o Brasil evoluiu economicamente e também na questão da educação, mas não vou elogiar não, tem muito chão pela frente, ou seja, tem muito ainda para fazer para a educação no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário