quarta-feira, 13 de julho de 2011

Uma bela opção de Turismo

As ferias de julho estão se aproximando, você que gosta de viajar e conhecer lugares inusitados segue a dica. A visita ao cemitério da Santa Casa em Porto Alegre, lá os apaixonados pela arquitetura e a história encontram um grande acervo de obras.

O cemitério é enorme, alias ele é dividido em duas partes. Uma em que se concentra a nobreza e na outra parte onde o contraste já se faz presente, estão enterrados ali "os pobres”. Alias ele contém várias histórias um tanto quanto inusitadas.

Para entender a própria entrada do cemitério já chama bastante atenção, as capelinhas como são chamadas, apresentam traços arquitetônicos romanos, e uma enorme diversidade nas crenças religiosas. Os túmulos vão de símbolos católicos a pagãos, e até a presença de túmulos maçônicos.
A arquitetura  apresenta traços romanos.

Logo na entrada se faz presente um túmulo pagão. Ele é representado por uma verdadeira obra de arte alemã, esculpida pelo artista Friderich, representando o beijo da morte, que faz parte da mitologia grega. O autor se enquadra no movimento da Art. Déco, e na obra o homem esculpido e um retrato de Adolf Hitler, já que na época em que fora produzido o nazismo comandava a Alemanha e o personagem principal era Hitler.

Túmulo pagão representando o beijo da morte.
 
Outro túmulo que chama muito a atenção e o túmulo maçônico. Observando ele você já vê as diferenças existentes nele, começando pelo seu formato, alias o corpo é enterrado de pé. Seu formato é muito semelhante a uma pirâmide.

No topo desta "pirâmide” tem a representação dos seus símbolos como: o olho egípcio, a águia de duas cabeças, esculpidas em pedra bruta.
                                    Túmulo Maçônico.
Mas o próprio local e referência e sinônimo de curiosidade, o cemitério apresenta monumentos em homenagens a grandes homens de nossa História, como é o caso dos monumentos a Júlio de Castilhos ex governador do Rio Grande, Pinheiro Machado ex senador da República e também o túmulo de Borges de Medeiros ex governador do Rio Grande.
           Monumento a Pinheiro Machado ex-senador da República.
                 Monumento a Júlio de Castilhos ex governador do Rio Grande do Sul.

 Mais adiante se encontra o túmulo com um busto de bronze em homenagem a ele Vitor Mateus Teixeira, o Imortal cantor Teixeirinha. Que ao longo de sua carreira sempre demonstrou o amor por sua querência, alias várias músicas dele estão imortalizadas na boca do povo. Como: Querência Amada, Tropeiro Velho, Facão de três listras, Tordilho Negro, Relho Trançado entre outras tantas.
                      Busto de Bronze ao Cantor do Rio Grande.

Dentre as histórias presentes no local tem duas que chamam mais atenção uma e uma capelinha que tem uma espécie de um museu dentro dela mesmo, contendo objetos pertences deles. O guia nos contou que ali estavam enterrados dois irmão gêmeos, os quais um perdeu a vida numa corrida disputada em Tarumã, e outro teve o fim mais trágico ,foi morto em um assalto.O mais curioso disto esta na porta da capelinha onde tem dois poemas escritos,ambos escritos antes da morte dos dois.

Outro mausoléu presente é uma homenagem feita pela própria pessoa que ainda esta viva.Um monumentos enorme com uma réplica de um soldado com um cachorro.Na verdade está réplica está ligada ao próprio dono que  mandou fazer estar representação ,mostrando como estaria atualmente com a roupa de soldado.O cara não é um maluco não ele fez parte da FEB,Força Expedicionária Brasileira, que lutou durante a Segunda Guerra Mundial no norte da Itália em Toscana.E ele colocou sua foto e de sua esposa que a conheceu nos campos de batalha ele era enfermeira.Juntamente com as fotos eles deixou gravado ao túmulo uma mensagem ,na qual os jovens devem lutar por seus objetivos em prol da lealdade a Pátria.

            Monumento construído pelo próprio Pracinha em sua homenagem.

No outro lado que eu antes havia mencionado, o contraste se faz presente. Os túmulos parecem àquela cena de filme de guerra, onde tu encontras um gramado enorme com um monte de cruz, espalhadas ao longo do local. Ali estão enterrados os pobres, mendigos e indigentes. O cemitério é alvo de visitas dos góticos, que ali choram afinal o seu estilo de vida é assim.

A parte oposta do cemitério, cena muito parecida com a cena de um filme de guerra.

Então ficou interessado em conhecer o cemitério da Santa Casa de Porto Alegre?
Fica a dica de opção de turismo, abaixo o endereço:

Cemitério da Santa Casa 
Av. Prof Oscar Pereira - Azenha, Porto Alegre - RS, 90640-070(51) 3223-2325 .





Nenhum comentário:

Postar um comentário